Como rastrear e apagar vírus

.
A sua máquina foi infectada! E agora? Esta descoberta pode ter sido feita por um amigo que avisou ter recebido um e-mail seu com vírus, sua máquina ficou muito lenta, programas não são mais acessados, seu programa antivírus está disparando alertas, entre outras formas. Não importa como percebeu que há algo de errado, o fato é que a dor de cabeça já começou.
Bem, em se tratando de vírus, o melhor remédio é a prevenção, porém se nossa máquina foi infectada podemos recorrer a algumas rotinas para solucionar o problema.
  1. A primeira ação é atualizar o seu antivírus.
  2. Com o antivírus atualizado, vá em sua área de trabalho e clique com o botão esquerdo do mouse em Meu Computador/Propriedades/Restauração do Sistema e clique em “Desativar restauração do sistema em todas as unidades”, clique no botão “Aplicar” (deve voltar a condição normal após a limpeza do micro). Essa ação é importante, pois se não for feita o antivírus será incapaz de identificar e apagar os possíveis vírus que estiverem neste setor de restauração.
  3. Coloque o antivírus para rastrear seu equipamento. Esta etapa pode demorar bons minutos.
  4. Assim que o antivírus terminar o rastreamento, mova os itens encontrados para a quarentena. Se não estiver usando o AVG como antivírus, aconselho baixar a última versão e fazer uma varredura com ele. Tenho o AVG como o melhor antivírus da atualidade.
  5. Após passar o antivírus e limpar o que foi encontrado, aconselho a fazer uma limpeza online. O site do Windows Live é uma boa opção para começar. Entre na página do Windows Live One Care e peça para fazer uma verificação completa. Primeiro o programa irá checar as informações em sua máquina e baixar as ferramentas necessárias. Esta etapa pode demorar um pouco. O processo é lento e não há indicação se o procedimento está travado ou não. É preciso ter calma e ficar atento. Se não conseguir baixar as ferramentas, pare e tente novamente.Assim que baixar as ferramentas, o programa irá efetuar uma varredura em sua máquina. Esta etapa, dependendo da sua máquina, pode durar mais de uma hora. Assim que terminar, o sistema fará os ajustes necessários e sua máquina estará limpa.
  6. Para por uma pá de cal no assunto e confirmar a retirada de vírus, vamos passar outra ferramenta online. Trata-se do BitDefender. O procedimento é muito parecido com o One Care, não tem erro. Terminando o procedimento, você deverá estar livre de vírus em sua máquina.
  7. Não se esqueça de retornar ao item 2 e Ativar a restauração do sistema em todas as unidades.

Um bom conselho é adotar medidas de utilização que previnam a infestação. Lembre-se, sua máquina não se auto-contamina. É necessário abrir uma porta pra que isso aconteça e essa porta pode ser a Internet, disquetes, CDs, DVDs, Pendrives, MP3, entre outros. Na Internet, o campeão de transmissão de vírus é o e-mail seguido de sistemas de download via P2P, Orkut e Messenger.

Indico ainda dois programas para fazer uma varredura em sua máquina para deixá-la livre dos lixos que vão acumulando dia-a-dia e otimizar sua operação. A primeira ferramenta é o CCleaner. Este programa verifica toda sua máquina e faz uma limpeza geral. Tem uma boa explicação de como ele funciona na página do Baixaki. A segunda ferramenta é para complementar e reforçar a primeira, trata-se do Advanced WindowsCare Personal. Este programa irá otimizar a sua máquina, eliminando erros e entraves no sistema. Também há uma boa informação a seu respeito no Baixaki.

Alguns links comentados acima:

http://www.avgbrasil.com.br/
http://free.avg.com/
http://baixaki.ig.com.br/
http://baixaki.ig.com.br/download/AVG-Anti-Virus-Free.htm
http://baixaki.ig.com.br/download/Advanced-WindowsCare-Personal.htm
http://baixaki.ig.com.br/download/CCleaner.htm
http://www.iobit.com/morecare.html
http://www.piriform.com/
http://www.bitdefender.com/
http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm?mkt=pt-br

.

1 comentários:

Lívio Soares de Medeiros disse...

Olá, Rúsber. Parabéns pelo blog. Você, sempre gentil e sempre prestativo, mostra mais uma vez sua preocupação em democratizar a informação, mostra seu interesse em ensinar.

Não recebi o tal e-mail mencionado por você, mas ainda, assim, foi bom demais ter vindo até este blog.

Parabéns.