Uso adequado de e-mail

.
Algumas regras básicas sobre o uso de e-mail são imprescindíveis para se proteger de softwares maliciosos. Hoje em dia, uma das formas mais utilizadas para a disseminação de vírus é através de mensagens eletrônicas (e-mails).
  1. Ao abrir um e-mail, verifique se há o seu nome nele logo no princípio da mensagem (olá Fulano de Tal...) e se a pessoa que o enviou se identificou e é sua conhecida. Quando da disseminação de vírus, é muito comum o e-mail ser enviado a milhares de pessoas, impossibilitando a nomeação de cada uma delas.
  2. Nunca clique sobre um link em e-mail que você não tenha solicitado. O link em e-mail somente é válido quando você solicita. Por exemplo: você acabou de se cadastrar em um site de sua confiança e é exigida uma confirmação através do e-mail que você indicou.
  3. Nenhuma empresa e ou instituição enviará e-mail de notificação sobre alguma falha em seus documentos e ou ocorrência envolvendo seu nome exigindo que clique em um link para corrigir e ou ver a situação.

Resumindo: Se você recebeu um e-mail onde não há o seu nome (Fulano de Tal, bom dia...) logo na apresentação e ou o e-mail está solicitando que você clique em um link, de modo algum aceite este e-mail, por mais na dúvida que você estiver, apague o e-mail.

Se a mensagem é mesmo importante o remetente entrará em contato com você de forma diferente (mensagem instantânea, telefone, carta convencional, etc.). Se a pessoa que te enviou um e-mail sem a sua identificação e com link, encaminhe uma mensagem a ele informando do ocorrido. É muito comum o próprio vírus enviar e-mails contaminados sem o conhecimento do remetente.

Visite ainda:

Como rastrear, identificar e apagar vírus

Como manter-se protegido contra vírus

.

0 comentários: