9 dicas pra manter seu micro longe dos vírus

.

  1. Ao usar disquetes, CDs, DVDs, pen drives, mp3 players e qualquer instrumento em conexão com seu computador, sempre execute um antivírus antes de trabalhar com os arquivos. Pode ser um pouco mais cansativo do que você gostaria, mas vai evitar transtornos bem mais exaustivos.
  2. Mantenha seu sistema sempre atualizado. Deixe o sistema de atualizações automáticas ativado. Boa parte das atualizações são para corrigir portas e caminhos abertos aos vírus.
  3. Ao navegar na web, evite sites perigosos, os de pornografia, senhas e cracks são os primeiros da lista. Alguns antivírus, como o AVG, disponibilizam uma pré-checagem do site quando pesquisados no Google ou Live Search.
  4. Ao baixar um arquivo na web, tenha certeza de sua procedência. A melhor maneira, é baixar arquivos de sites conhecidos.
  5. Tome cuidado com arquivos enviados via e-mail, disponibilizados na web, trocados em pen drives e mp3 players. Sempre passe um antivírus e, na dúvida, por mais curioso que esteja para ver o arquivo, delete. Atualmente, todo e qualquer tipo de arquivo tem potencial para transportar vírus.
  6. Evite qualquer tipo de link não solicitado. É muito comum recebermos e-mails com links convidativos como fotos de uma pessoa distante, algum banco e ou órgão do governo solicitando dados, exigindo o clique no link para confirmação, etc. Se o contato for realmente importante, você será notificado de outra forma que não somente através de e-mail e ou será disponibilizado no próprio e-mail outras formas de contato como telefone ou endereço.
  7. Redobre sua atenção em redes sociais como Orkut, Facebook, MySpace, Hi5, Badoo, entre outras. Por terem milhões de pessoas cadastradas e em atividade diária, despertam interesse dos disseminadores de vírus. Na é necessário deixar de participar, apenas evite links e programas anexados em mensagens, bem como qualquer outro tipo de ação duvidosa.
  8. Aplicativos de compartilhamento de arquivos como P2P, eD2k, entre outros, devem ser utilizados com cautela. Baixar um arquivo com vírus pode ser letal. A melhor saída é participar de comunidades onde informações prévias dos arquivos são disponibilizadas.
  9. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
.

0 comentários: