Organiza os arquivos xml de suas NFe. (xml | NFe | Organizar | Gerenciar)

Olá Pessoal,

Pra quem trabalha com Nota Fiscal Eletrônica sabe o quanto é difícil manter e organizar os arquivos xml.
 
Sabemos que, na verdade, os arquivos xml é que são mesmo as notas fiscais. O danfe (via em papel do xml) é um documento auxiliar e tem validade apenas no transporte, separação e entrega das mercadorias. A nota fiscal mesmo é o arquivo xml.
 
 
 
Devemos manter arquivado tanto os xml (NFe) emitidos quanto os recebidos. Isso não é tarefa fácil.

Vou dar agora uma dica que vai facilitar sua vida.

Para visualizar seus arquivos xml, existe um programa gratuito muito bom. Trata-se do DANFE View. É um excelente software para visualizar seus xml. É um software pago, mas nessa versão ele pode ser usado gratuitamente para visualizar os arquivos. Você pode fazer download direto do desenvolvedor Unimake Software.
 
Se visualizar o xml já não é problema e como devo fazer para encontrar um xml específico em uma pasta com um monte de xml? Como gerencio? Como organizo meus arquivos xml?
 
Outra dica é um software gratuito que você instala em seu computador, indexa apenas a pasta onde seus xml estão - você pode indexar várias pastar e locais diferentes - e faz a pesquisa por data, por número da nota fiscal e por qualquer informação que acredita possuir o xml que deseja encontrar.
 
O programa encontra o arquivo pra você e você pode copiá-lo e enviá-lo para outra pasta ou local em sua máquina. Você pode selecionar vários xml retornados em sua pesquisa e copiá-los para outra pasta, por exemplo.
 
 
Estamos falando do programa Index Your Files. É um programa fantástico. Uso e aprovo. É gratuito e muito eficiente. Fácil de usar e resolverá seus problemas com os xml.
 
Você pode baixar o Index Your Files no site do desenvolvedor.
 
Espero que estas dicas ajudem.
 
Meu grande abraço.
 
 

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado pelas dicas! Bem legal o Index Your Files hein, eu não conhecia.